English Version

Início Sobre Nós Projetos Comunicação Participar Contato
Professora da CJ ganhe prêmio de jovem empreendedor social

No mês de novembro, uma das nossa professoras - Josiely Chaves Rodrigues Souza - foi selecionada como um de 10 candidatos em 2012 que são os mais novos integrantes de um grupo de 90 jovens empreendedores sociais já reconhecidos no Brasil em 5 anos pelo Prêmio Laureate Brasil, por meio do Programa Iam e do Programa Iniciativa Jovem UnP – uma parceria entre a Universidade Anhembi Morumbi, a Universidade Potiguar, a Sylvan/Laureate Foundation e a International Youth Foundation, que integra o programa global YouthActionNet.

Isso significa que, além de ser apoiada tecnicamente, de participar de um curso on-line de Empreendedorismo Social, de receber uma premiação e de conquistar oportunidades de visibilidade internacional para a Casa do Jardim, a Josiely passará a integrar também uma rede global de líderes mundiais, que têm atuação em diversos países.

O que é um EMPREENDEDOR SOCIAL? Segue em baixo uma redação escrita pela Josiely. Parabéns Josiely!

 

Minha História como Empreendedora Social

Me tornei uma empreendedora social quando cheguei no Jardim Canadá e comecei a pesquisar e entender a melhor a realidade social desta comunidade e percebi que as minhas preocupações não estavam somente voltadas para mim ou minha família. Descobri que a minha paixão pela arte, educação, cultura de um povo me moviam por uma causa e beneficio coletivo. Ao longo dos anos, morando e trabalhando no Jardim Canadá, fui me sentindo parte deste lugar e da construção da sua história.

A minha relação com a organização, começou por meio da reunião de apresentação da Casa do Jardim em 2007 à comunidade, quando me coloquei a disposição para ajudar. Participei como voluntária da 1ª Colônia de Férias da CJ naquele ano e depois me tornei parte da equipe em construção. Comecei como estagiária de Pedagogia, realizando as “Atividades Psicopedagogicas” e contribuindo nos eventos.
A organização foi fundada em Abril de 2007 e surgiu de um sonho e da necessidade de ampliar o acesso a educação de qualidade para crianças como uma maneira de reduzir as desigualdades sociais no país. O Projeto “Ampliando Horizontes”, tem com principal objetivo contribuir para a formação de indivíduos e o fortalecimento de sua comunidade.

As “Atividades Psicopedagógicas” tem como objetivo contribuir com que os participantes se conheçam melhor e conheçam o lugar em que vivem. Elas são um convite para o auto-conhecimento e a valorização endógena, para que o participante se defina e desenhe a sua vida como é, e como a deseja, aumentando sua auto estima, autonomia e o pensamento crítico.

A organização tem recebido muita legitimidade da comunidade e organizações locais. Pais, professores e participantes relatam o seu crescimento pessoal e acadêmico, as mudanças e contribuições que a Casa do Jardim vem tendo sobre a vida de quem participa. Acredito que para a sociedade, as atividades fora da jornada escolar, fazem muita diferença na vida de quem participa.

 

 

Data: 04/12/2012


Instituto de Desenvolvimento Local Integrado - Casa do Jardim
Rua Walpoli, 126 | Jardim Canadá, Nova Lima
Minas Gerais, Brasil | CEP 34.000-000
+55 31 98209.2662 | joannedurchfort@gmail.com