English Version

Início Sobre Nós Projetos Comunicação Participar Contato
Currículo do Programa Ampliando Horizonte 2017

Abaixo está uma descrição dos projetos que compõem o currículo semanal dos alunos, com a carga horária de 6 horas semanais, 114 horas por semestre, 228 horas anuais. Esta combinação de atividades de enriquecimento acadêmico, cultural e artístico tem como objetivo estimular o desenvolvimento individual e coletivo dos participantes, a melhoria do desempenho escolar, e a prática de habilidades de liderança como o respeito nos relacionamentos, o compromisso com o aprendizado, a participação comunitária, a valorização da sua história e identidade local e a responsabilidade ambiental.

 

1)       Projeto de Capoeira Angola- Professor Arubio (quintas-feiras, 1 hora por semana)

 

Através da prática contínua da Capoeira Angola, que se faz por meio dos treinos e rodas, trocas e convivências com os mestres da cultura afro-brasileira-indígena, do estudo e prática das suas tradições, músicas, movimentações, história e fundamentos, as crianças e adolescentes (entre 6 e 12 anos) aprendem sobre o respeito por si mesmo e pelo outro, sobre a força da amizade e sobre a escolha da paz e não violência.

 

2)       Projeto Aprendendo a Aprender- Professora Maria Antônia (terças e quintas, 2 horas por semana)

 

Atividades de apoio escolar, pedagógico e social, onde são trabalhados conteúdos e habilidades relacionadas a números e palavras através do para casa, exercícios preparados pela educadora, jogos educativos e leituras. As atividades têm como objetivo desenvolver o prazer em aprender e contribuir para a autonomia escolar do aluno.

 

3)       Projeto de Artes- Professora Hiele (terças e quintas, 1 hora por semana)

 

Através do contato com diferentes formas de se fazer artes como o desenho, a pintura, a colagem, a costura, a reciclagem e o estudo de movimentos artísticos, este projeto busca desenvolver a criatividade e o respeito pela expressão individual.

 

4)       Projeto Hora da Brincadeira- Professores Hiele e Arubio (terças e quintas, 1 hora por semana)

 

Através de brincadeiras livres e organizadas, onde o educador participa, observa e/ou orienta, este projeto busca trabalhar a convivência e a inclusão entre as crianças.

 

5)       Projeto Trocas Culturais- Voluntárias Internacionais (terças- feiras, 1 hora por semana)

 

O Projeto busca ampliar os horizontes e ser uma janela para o mundo para crianças residents do Jardim Canadá através da troca, comparações e compartilhamento de ideias, conceitos, práticas e elementos variados de diversas culturas por meio da arte, culinária, música, brincadeiras, tradições e muito mais, para promover o crescimento da tolerância e da curiosidade, o amor pelo o conhecimento e o interesse (e não o medo) por tudo que é diferente. Este aprendizado é feito pelas crianças, assim como pelas voluntárias, a partir do que é apresentado por cada cultura.

 

6)       Eventos de Integração Comunitária Internos (1 vez por mês)

 

Estes eventos são compostos por atividades culturais, pedagógicas e lúdicas e um lanche especial, com um tema específico e variado. Todos os eventos têm como objetivo comum celebrar e fortalecer o espírito de comunidade entre alunos e equipe da Casa do Jardim. Contamos com a sua colaboração para que o aluno venha nos “trinks” neste dia: bem arrumado e com o uniforme da Casa do Jardim: calça branca, blusa da CJ ou capoeira, calçado fechado. Os eventos do 1o

 

 

 

semestre são: 1o Dia de aula (07/03), I Dia de Comunidade (30/03), II Dia de Comunidade/ Aniversariantes do 1o semestre (30/05), Concurso Anual da CJ (29/06), Ultimo Dia de Aula do 1o semestre ( 13/07).

 

7)       Eventos de Integração Comunitária Abertos (1 vez por semestre)

 

Estes eventos são compostos por apresentações, dinâmicas e exposições culturais e artísticas pelos alunos e equipe e um lanche especial, com um tema específico e variado. Todos os eventos têm como objetivo comum celebrar e fortalecer o espírito de comunidade entre alunos, seus familiares, sua escola, parceiros e equipe da Casa do Jardim. A Festa de Aniversário da Casa do Jardim, onde estaremos celebrando 10 anos de vida está marcada para o dia 6/05.

 

8)       Parcerias para o Enriquecimento de Currículo  (Sempre que possível)

 

Através de ponte com Centro Psico-pedagógico (CPP),  Conselho Tutelar, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Programa de Saúde da Família (PSF) da Regional Noroeste, fazemos encaminhamentos de alunos da Casa do Jardim e sua famílias para receberem atendimento especializado.

 

Em adição, através da mobilização de voluntários e parcerias com Organizações Sociais comprometidas com os nossos valores e objetivos, procuramos construir relacionamentos através da cooperação e troca de conhecimento que visa agregar valor, ampliar e diversificar o currículo dos alunos e equipe da Casa do Jardim. Parcerias tais como: Arte Terapia, Projeto de Leitura Individual, Atividades de Educação Ambiental, Excursões, Visitas e participação em eventos na comunidade.

Data: 03/07/2017


Instituto de Desenvolvimento Local Integrado - Casa do Jardim
Rua Walpoli, 126 | Jardim Canadá, Nova Lima
Minas Gerais, Brasil | CEP 34.000-000
+55 31 98209.2662 | joannedurchfort@gmail.com